No artigo a seguir de Tom Coelho, procura-se mostrar que durante uma crise os gestores muitas vezes não tem sabedoria para saber reerguer a empresa ou sobreviver em meio a um turbilhão de problemas. Uma vez ouvi algo que dizia mais ou menos assim, que o verdadeiro e bom Administrador é aquele que consegue levantar e manter viva uma empresa ou instituição que parece quase engolida pelo processo de entropia, ou que vive uma crise, o que é muito verdade como diz o texto abaixo.
"A Crise e o Cafezinho
É sempre assim. Quando uma crise qualquer ecoa em uma empresa, quem paga o pato é o cafezinho! Explico-me.
...Todavia, há ainda quem inicie um plano de estabilização pela extinção do café servido na copa, seguido da suspensão de treinamentos e programas de qualidade de vida, meio ambiente e sustentabilidade, propaganda e promoção, e até pesquisa e desenvolvimento. Claro que no final da linha está projetada uma indefectível onda de demissões, varrendo a empresa e assombrando os trabalhadores.
Em tempos de crise propalada como a que ora experimentamos, quando a panacéia toma conta não apenas dos mercados financeiros, mas também da cabeça dos gestores de empresas, cegando-lhes diante da realidade dos fatos e ceifando-lhes a racionalidade, há que ter ponderação, bom senso, prudência e visão de futuro.
...O que falta aos gestores – públicos e privados – é primeiro questionar onde, de fato, a crise está aportando. Depois, identificar as oportunidades ocultas. E, finalmente, diante da necessidade de ajustes, procurar cortar as gorduras – e não a carne."
Caso queiram ler o artigo de Tom Coelho na íntegra, acessem: http://www.administradores.com.br/artigos/a_crise_e_o_cafezinho/25926/
Bom fim de semana.
Post by Renata Oliveira
sábado, 25 de outubro de 2008
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