terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Pessoas: ativo importante em todas as fases

A seguir, Marcelo Miranda discorre a respeito da importância de termos uma vasta rede de relacionamentos (contatos).



Por todas as empresas que tenho visitado nos Estados Unidos, estou cada vez mais convicto da importância do talento e do desenvolvimento de pessoas nas empresas. O desenvolvimento de pessoas nas empresas sempre foi pra mim um tema relevante em toda minha carreira, sempre pesquisei e tentei me capacitar sobre o assunto. Dentro de minhas premissas sobre administração, este período aqui nos EUA tem sido importante para reafirmar e reforçar meus conceitos.

As empresas que valorizam seus talentos e baseiam seus valores nas inovações trazidas de forma participativa pelos colaboradores são aquelas que tendem a sair na frente das outras nos momentos de mudança, ou as vezes tem um algo a mais que não conseguimos entender e dimensionar de cara mas que faz toda a diferença. Uma coisa que me chamou atenção aqui foi a preocupação com pessoas e talentos em empresas em todos os níveis de desenvolvimento, por exemplo mesmo as em fase de start up. Conversando com alguns CEO’s dessas empresas em formação e com alguns gestores de Venture Capitals que financiam essas empresas, percebi que eles realmente valorizam as equipes desde o começo das empresas e que o talento da equipe gerencial da empresa é sim um ativo muito valorizado por um investidor na hora de investir numa start up aqui, mesmo que em fase embrionária.

Na apresentação de start ups para esses investidores, a composição da equipe gerencial e o programa de desenvolvimento tem peso importante na avaliação geral dessas empresas. Na visão dos investidores, de nada adianta uma boa idéia sem pessoas capazes e motivadas a torná-las realidade. Mais uma lição aprendida.


Para mais, acessem o endereço logo abaixo:
http://vocesa.abril.com.br/blog/marcelo/pagina1.shtml


Por Paulo Vieira

Nenhum comentário: