"Orkut, Twitter, Facebook, blogs e portais colaborativos estão se tornando o território predileto dos consumidores que querem opinar sobre produtos e serviços. Aprender a falar esse novo idioma será fundamental para sobrevivência da sua empresa.
Alguém está falando mal da sua empresa neste momento. Em segundos, essa pessoa vai mandar o comentário para outra, que vai inseri-lo numblog e, em pouco tempo, surgirá uma comunidade no Orkut a respeito desse mesmo tema. Em minutos, a reputação da sua marca, na lista dos dez mais clicados do Google, estará ameaçada para todo o sempre. Calma. Essa história, repetida milhares de vezes pelo mundo virtual, pode ter um final feliz. As redes sociais deixaram de ser um ambiente exclusivo para a troca de idéias de garotões desocupados e estão sendo cada vez mais usadas pelas empresas como ferramenta de relacionamento. Não é para menos: a internet atinge 59 milhões de brasileiros que passam 24 horas por dia - todos os dias do mês - conectados. É a maior média de uso do mundo. Praticamente 90% deles, os chamados consumidores 2.0, interagem nas redes sociais compostas por comunidades, sites,blogs, fotologs e outras ferramentas da web.
Mas não basta montar uma comunidade ou criar um perfil: é fundamental interagir, conversar e responder às questões dos internautas, alertam os especialistas. " No universo virtual também funciona a velha máxima de 'Bem ou mal, falem de mim', analisa Danah Boyd, 30 anos, considerada a sacerdotisa das redes sociais pelo Financial Times, e consultora de corporações como Intel, Google, Yahoo!, Microsoft e Tribe.net.
Em entrevista a Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Danah afirmou que a participação de empresas em blogs, sites de relacionamentos e de compartilhamento de vídeos deve fazer sentido para a marca. Para isso, é importante fazer ações de acordo com o perfil dos internautas, divididos por categorias, idades e hábitos. "É preciso ter foco e conhecer para quem você está dirigindo a ação", diz. A rede americana, criou um perfil no Facebook para divulgar sua linha destianda ao público jovem. Hoje, cerca de 500.000 usuários adicionaram a Victoria´s Secret como amiga, como se fosse alguém de carne e osso. Elas podem falar com a empresa, ver fotos e vídeos e acompanhar as novidades. "Se a empresa não tiver uma ligação forte com o internauta, só prejudicará a marca", completa Danah..."
Quem quiser saber mais sobre essa interessante reportagem de Viviane Maia, procure a Revista, do mês de novembro de 2008,Pequenas Empresas e Grandes Negócios, encontrará nas páginas 92 a 97.
Post by Renata Oliveira
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