A reportagem a seguir de Tharcisio Bierrenbach de Souza Santos, pergunta o que faremos com nossas estratégias em meio a crise em que vivemos, onde o mundo está cheio de incertezas.
"O que fazer com a estratégia?
Na metade de outubro, as empresas respiravam aliviadas com a notícia do pacote europeu de salvamento dos bancos. Depois de grande nervosismo, vários países da região anunciaram que injetariam uma quantidade ilimitadade dólares para acalmar o mercado. Parecia que finalmente tinha sido encontrada uma saída para a crise que se espalhava pelo mundo. Se não uma solução definitiva, pelo menos um certo equilíbrio. Logo ficou claro, porém, que a crise é mais profunda do que se imaginava e que a volatilidade nas bolsas, no preço das commodities e na cotação das moedas ainda se manterá por algum tempo.
Nesse ambiente turbulento, é bem provável que os empresários questionem a validade de um planejamento estratégico. De que adianta dedicar tempo para estudar possíveis cenários se o futuro imediato é uma total incógnita? Apesar da incerteza do aqui e agora, não se pode perder de vista os objetivos de médio e longo prazo. Asssim como a batalha pela sobrevivência deve ser travada com intensidade no curto prazo, é essencial distinguir as oportunidades que a crise pode representar a partir do segundo semestre do próximo ano.
O problema no Brasil, hoje, é essencialmente de liquidez, não de solvência, como ocorre na Europa e nos Estados Unidos. O país também conta com um sistema bancários sadio e possui significativas reservas internacionais. Tudo isso leva a crer que os efeitos da crise serão passageiros por aqui..."
O restante da reportagem pode ser encontrada em:
Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios - Novembro de 2008 - Nº238 - pág.36
Postado por Daniel Belchior
domingo, 16 de novembro de 2008
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