Notícia fornecida pelo site Yahoo indica uma nova tendência para fornecimento de internet banda larga.
Eletropaulo fornecerá internet pela tomada
Seg, 17 Nov - 11h49
Por Raphaela Maia
A companhia responsável pela distribuição de energia elétrica em 24 municípios no Estado de São Paulo anunciou, nesta quinta-feira, que estará aberta a negociações com as atuais empresas responsáveis pelo serviço de banda larga, oferecendo a infra-estrutura necessária à rede PLC.
Chamada Power Line Communications (ou BPL, Broadband Poweline, de acordo com o modo europeu), esse tipo de conexão é capaz de transmitir dados e voz em banda larga por meio da rede de energia elétrica. Sua vantagem é não precisar ser implantada em nenhum meio físico, pois utiliza uma estrutura já existente.
A Eletropaulo já oferecia o serviço -- que estava em fase de teste: foram investidos 20 milhões em equipamentos e em uma expansão da rede óptica nos 300 prédios que suportam a tecnologia -- a 150 clientes.
O objetivo é terceirizar a PLC para operadoras que já trabalham com a banda larga, e não competir com essas empresas, de acordo com o site Teletime.
Segundo a diretora-geral da Eletropaulo Telecom, Teresa Vernaglia, ao utilizarem a rede BPL, as operadoras ganham em termos de área de cobertura -- a Eletropaulo possui dois mil quilômetros de rede de fibra óptica --, além de não ser necessário realizar nenhuma espécie de cabeamento, o que é essencial em prédios antigos.
Para os usuários de banda larga, a vida também fica mais fácil, porque é possível acessar a rede a partir de qualquer ambiente de suas casas, por meio de uma tomada, também não há cabos espalhados.
Na conexão BPL, outra vantagem é o tempo de download e upload, ambos utilizam a mesma velocidade, ao contrário da rede ADLS. O modem especializado e o conversor para edifícios já foram aprovados pela Anatel. Agora, basta ser realizada a aprovação do conversor de postes.
Fonte: Yahoo Tecnologia
http://br.tecnologia.yahoo.com/article/081117/7/gjutz2.html
Post by Renata Aline Nunes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário